Vacina Pet em Cotia

Assim como nós seres humanos, a vacinação para cães e gatos é muito importante. Ela serve para dois objetivos: proteger contra doenças infecciosas e proteger contra os agentes dessas doenças. Se você busca Vacina Pet em Cotia, acompanhe o texto.

Além de prevenir doenças, a vacina permite que o pet possa manter sua saúde por muito mais tempo, tendo uma vida longa e tranquila. É de grande importância manter a vacina em dia, tendo em vista que algumas doenças que acometem os pets, também acometem o ser humano.

Sendo assim, esse ato é visto como responsabilidade de saúde pública. Então, nada mais justo do que garantir a saúde e conforto do seu pet, além de proteger sua família. Confira abaixo tudo sobre o tema.

Vacinação de cães e gatos

Ter um animal de estimação traz muita alegria para um lar, principalmente quando eles estão felizes e saudáveis. Por isso é de grande importância manter o cartão de vacinas atualizado, com todas as vacinas em dia.

Tantos cães como gatos devem tomar todas as vacinas desde filhotes, de acordo com o que o veterinário indicar. E é claro que isso é reforçado principalmente em casos de resgate ou adoção.

Esse cuidado deve ser tomado ao longo da vida do animal, pois a proteção da vacina diminui com o tempo. Assim, é necessário fazer as aplicações de reforços anualmente, para garantir que os animais adultos e idosos possam ser imunizados por toda a vida.

LEIA MAIS:Quais são os sintomas apresentados pelo cão com raiva?

Benefícios da vacinação em cães e gatos

Fazer a vacinação corretamente proporciona uma vida mais longa e digna para seu pet, garantindo proteção contra doenças infecciosas. Em geral, elas podem chegar através de bactérias, vírus e outros microrganismos.

Além disso, a vacina é um critério básico para que os pets possam visitar lugares com bastante fluxo de animais. Entre eles estão parques, pet shop, hospedar em hotéis e creches, tudo sem correr grande risco de contrair doenças.

Dessa forma, a vacinação é uma forma de proteger a saúde do seu amigo e todos que convivem com ele, principalmente dentro de casa. Lembre-se de que algumas doenças são consideradas zoonoses.

Frequência para vacinação dos pets

Atualmente, existem inúmeras vacinas para serem aplicadas em cães e gatos. Entretanto, a frequência e quantidade de cada uma vai depender bastante da idade do animal.

Geralmente, os filhotes recebem 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma. O número também vai variar de acordo com o local no qual o pet vive. Entretanto, somente um médico veterinário de confiança poderá tomar essa decisão.

Animais adultos devem receber um reforço anual, sendo de 3 a 4 vacinas. Ou seja, é preciso estar sempre em dia com a vacina pet do seu amigo.

VEJA MAIS: Parainfluenza canina: saiba como prevenir?

Vacinas essenciais e opcionais

Algumas vacinas são essenciais no calendário de vacinação dos nossos pets. Essas vacinas são conhecidas como polivalentes ou múltiplas, v8 e v10, e a vacina antirrábica.

Elas protegem os cães de sete doenças consideradas graves. Algumas das mais famosas são a cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.

Em gatos, as vacinas essenciais são as que protegem contra o parvovírus felino (FPV), o calicivírus felino (FCV) e o herpesvírus felino 1 (FHV1). Para gatos adotados da rua, é recomendado que antes de fazer as vacinas, seja realizado um exame de sorologia para doenças FIV/Felv.

Em locais do mundo onde existem focos de raiva, a vacinação contra esse agente é essencial para a preservação de várias espécies, incluindo o ser humano. Muitas doenças são consideradas zoonoses, ou seja, transmitida do animal para o ser humano.

Vacinas opcionais são importantes apenas para um grupo de cães, podendo ser: vacina contra Leishmaniose, Giárdia e da Tosse dos canis. Ou seja, os tutores devem ter muito cuidado.

Vacina Pet em Cotia

Se você procura Vacina Pet em Cotia, temos a solução. A Clínica Veterinária Fernandes tem a solução para a vacinação dos seus animais de estimação. Isso porque contamos com todos os equipamentos necessários para armazenar e aplicar as vacinas.

Então, traga seu melhor amigo para se vacinar conosco. Em Cotia, a melhor solução para o seu pet também oferece consultas, cirurgias e atendimento personalizado. Além disso, contamos com espaço diversificado, laboratórios e consultórios totalmente funcionais.