Unha inflamada: causas e como tratar.

Apesar de parecer um problema pequeno, uma unha de cachorro inflamada pode ser um grande incômodo para seu pet. Isso porque ela é uma parte do corpo bastante importante para ele e traz muito desconforto.

Em geral, isso é apenas o sintoma de algum problema muito maior. Assim, é um ótimo indicador de que é preciso realizar um diagnóstico preciso para elaborar o tratamento adequado.

O que é unha de cachorro inflamada?

Se você acha que uma unha inflamada em cachorro não é um grande problema, está muito enganado. A inflamação é uma resposta natural do organismo para outro fator externo.

O motivo pode ser variado, desde um vírus, bactéria ou até mesmo uma simples batida. Dependendo da área onde se localiza a lesão, o problema ainda pode variar.

O quadro de unha inflamada é conhecido como oniquite, já a região inflamada ao redor da unha é chamada de paroníquia. Essa condição é recorrente em casos de uma unha encravada em cachorro.

Entretanto, apenas um profissional na área veterinária pode identificar o problema de forma correta. Como você sabe, os animais são sensíveis, e um machucado assim pode ser complicado de resolver.

Como perceber unha de cachorro inflamada

Perceber que seu cachorro está com a unha inflamada não costuma ser tão fácil, principalmente se seu cão for mais peludo. Mesmo assim, é possível notar algumas mudanças no comportamento, com:

  • Lamber compulsivamente o local com lesão;
  • Mancar;
  • Comportamento agressivo quando o tutor encosta na região.

Além disso, uma unha inflamada também pode apresentar mudança na sua aparência. Ela costuma ficar mais quebradiça e pode ficar com a cor alterada ou mais fosca. 

Causas para a inflamação

A unha de cachorro inflamada geralmente é o sintoma de uma doença. Sendo assim, o motivo para esse quadro pode ser variado. Confira abaixo as principais doenças em unhas de cachorro:

  • Oniquite, que é a unha de cachorro inflamada;
  • Traumas como batidas;
  • Doenças na pele causada por fungos, como a dermatofitose;
  • Condições imunomediadas, como a oniquite lupoide;
  • Patologias sistêmicas, como leishmaniose;
  • Paroníquia, que é a inflamação da área ao redor da unha;
  • Problemas na pele, como a dermatofitose;
  • Alergias;
  • Infecções bacterianas;
  • Mordeduras excessivas causadas por estresse.

É possível notar que existem doenças graves que estão relacionadas a inflamações nas unhas. Dessa forma, sempre procure a ajuda de um profissional capacitado. Nunca trate a lesão em casa sem alguma orientação, pois isso pode agravar o problema.

Diagnóstico e tratamento

Uma unha inflamada pode ter diversas causas. Sendo assim, quando um veterinário recebe um animal com esse quadro, é preciso realizar exames específicos no local da lesão.

Geralmente, ao observar a pata, é possível notar as principais características. Mas, ainda assim o veterinário pode solicitar outros testes, como os de sangue.

Ter o diagnóstico correto é importante para que o médico possa indicar o tratamento adequado. Essa recuperação varia de acordo com a causa. O comum é utilizar anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor.

Em casos mais simples, dentro de alguns dias o cachorro já está totalmente recuperado. Claro que isso vai depender do tratamento correto e do uso de medicação para unha de cachorro inflamada.

Nunca faça tratamento caseiro

Ao pesquisar na internet, é comum que você encontre informações sobre remédios caseiros para tratar unha inflamada em cachorro. Entretanto, é preciso ressaltar que tratar de saúde é um assunto delicado.

Métodos alternativos apresentam grandes riscos aos animais. O principal perigo é justamente não diagnosticar a causa corretamente, e assim não seguir o tratamento adequado.

Em determinados casos, pode haver uma piora no quadro inicial, com efeitos colaterais do tratamento feito. Portanto, é preciso ter muito cuidado na hora de cuidar do seu pet.

Além disso, é preciso se informar como cortar a unha do seu cão corretamente. O corte não pode ser feito de qualquer forma. É necessário saber o tamanho ideal para seu amigo e quando é a hora de fazer a manutenção. O ideal é sempre procurar um especialista.

 Dessa forma, será possível cuidar da saúde do seu amigo peludo, e garantir o bem-estar dele e da sua família. Então você já sabe: em caso de unha de cachorro inflamada, procure um médico veterinário.