Saiba como dar banho em cachorro da melhor forma possível

Você toma banho todos os dias? E já pensou nesse assunto, mas em relação ao seu cãozinho? É isso mesmo. Assim como os humanos, os pets também precisam de banhos regulares. Então, nesse texto, saiba como dar banho em cachorro da melhor forma possível, e no tempo ideal.

Porém, é preciso começar o tema já falando sobre a regularidade dos banhos. Isso porque os cães precisam de menos banhos do que os seres humanos. Mas ainda é preciso tomar cuidados específicos, além da quantidade de banhos.

Sendo assim, o tutor do animal precisa tomar alguns cuidados antes, durante e depois do banho. O cãozinho precisa se sentir relaxado, já que o propósito do banho, além da limpeza, é ser uma atividade terapêutica para o animal.

Primeiramente, antes de começar a dar banho no cachorro da melhor forma, será preciso garantir alguns itens essenciais. Então, tenha em mãos o xampu especial para pets, toalhas de uso do animal, algodão, secador de cabelo, escova de pelos, enfim. 

E lembre-se de que é preciso contar com esses itens por perto antes de iniciar o banho. Isso porque não é ideal sair de perto do cachorro durante o banho. Dessa forma, é mais fácil impedir que ele fuja ou faça algo indesejado sem supervisão.

Como dar banho em cachorro de forma eficiente?

Agora que você já tem os itens necessários perto do local onde o banho será aplicado, é hora de iniciar a atividade. Para tanto, esse texto vai te guiar em um passo a passo para dar um bom banho em seu pet.

Sendo assim, escove os pelos do cão antes de começar o banho. Essa etapa é muito importante para o processo todo. Isso porque a escovação vai auxiliar a limpeza de pelos soltos e pele morta.

O segundo passo é limpar os ouvidos do pet. Então, utilize uma gaze ou toalha macia para limpar a parte externa das orelhas. E não se esqueça de deixar o limpador úmido, com água morna.

Já para o interior dos ouvidos, é preciso ter cuidado. Portanto, em hipótese alguma utilize hastes de algodão para limpar a orelha do cão. O ideal é utilizar produtos ceruminolíticos, que dissolvem o excesso de cera. Por fim, coloque duas bolas de algodão nos ouvidos do pet, para que a água não entre.

Utilize a água com cuidado

Para continuar a dar banho em cachorro, é hora de utilizar a água. Sendo assim, comece umedecendo o pelo do animal com água morna. Antes disso, pode ser uma boa ideia prender o cão de forma segura e confortável.

Uma boa dica é ir molhando aos poucos o pelo do cachorro. Isso porque, dessa forma, ele vai se sentir mais à vontade. Utilize, também, carinhos e gestos que indiquem brincadeira naquela situação.

Para retirar o medo da água e dos barulhos aos poucos, vá oferecendo petiscos ao cão, e deixe o secador ligado durante o processo. O ideal é sempre começar lavando as patas e o corpo, com cuidado e devagar.

Para a aplicação do xampu, o ideal é utilizar em uma boa proporção ao peso do cachorro. Mas, não se esqueça de levar em conta outros detalhes, como tamanho e tipo de pelo. Então, aplique o produto de forma suave, quase como se fosse uma massagem no pet.

Após realizar a formação da espuma, o melhor é deixar o xampu agir por uma média de 10 minutos antes de enxaguar. E, para evitar alergias, enxágue bem os pelos do cão. Você pode esperar ele balançar o corpo para retirar o excesso, e utilizar a toalha para finalizar.

Como utilizar o secador para dar banho em cachorro

Um dos maiores temores dos donos de pet ao dar banho em cachorro tem relação com o momento da secagem. Isso porque, ao utilizar o secador de cabelo, o animal acaba ficando assustado por conta do barulho.

Portanto, a recomendação é realizar carinho enquanto utiliza a ferramenta. Porém, sempre seque o cão com a temperatura morna. Com o pet já seco, agora é a hora de aplicar um antipulgas, se você for utilizar esse produto.

Por fim, a frequência de banhos deve ser, em média, a cada quinze dias para os cães que vivem no quintal, fora de casa. Já para os pets que costumam viver dentro de casa, de pequeno porte, e perto dos donos, o melhor é um banho por semana.