Qual a Diferença entre Consultórios, Clínicas, Hospitais e Ambulatórios?

O sistema de atendimento especializado para animais é composto por Consultórios Veterinários, Clínicas Veterinárias, Hospitais Veterinários e Ambulatórios Veterinários. Dessa forma, se você se importa com a saúde do seu pet, é preciso buscar ajuda veterinária nestes locais.

Porém, você deve entender que pet shop ou casa agropecuária não fazem parte desses sistemas, pois não possui profissionais habilitados para isso. Sendo assim, o ideal é justamente procurar o ambiente ideal.

Quando nós precisamos nos vacinar ou ir em uma consulta de rotina, não procuramos um hospital. Nós vamos em uma clínica, consultório médico ou posto de saúde.

Na saúde animal podemos usar esses mesmos conceitos, pois cada local possui uma estrutura e função bem definida para atendimento ao seu pet. Então, acompanhe abaixo a diferença entre cada local e fique por dentro do tema.

Diferença entre Consultórios, Clínicas, Hospitais e Ambulatórios

Resumindo o que consta da resolução CFMV 1015/2012, que trata desse tema, esses são conceitos e condições de funcionamento dos estabelecimentos médicos veterinários. Abaixo você conhece cada um deles.

Consultórios Veterinários: é um estabelecimento de propriedade de Médico Veterinário, destinado a consultas básicas como curativos, aplicação de medicamentos, vacinação e outros. É vedado qualquer realização mais invasiva, como anestésicos, cirurgia e internação.

Clínicas Veterinárias: esse estabelecimento é destinado para atendimento de animais que necessitam de consultas e tratamentos cirúrgicos. Para isso, deve ter responsabilidade técnica e a presença de médico veterinário, podendo fazer, ou não, cirurgias e internações. No caso de internações, é obrigatório a presença do médico veterinário no estabelecimento.

Hospitais Veterinários: é um estabelecimento capaz de assegurar assistência veterinária e preventiva aos animais domésticos. Possui o atendimento ao público em período integral (24 horas), com presença permanente e responsabilidade técnica do Médico Veterinário.

Esses hospitais possuem estrutura complexa que contempla toda necessidade de atendimento clínico e cirúrgico ao paciente. Essas instalações incluem laboratórios de análises de imagem e clínicas.

Ambulatório Veterinário: se trata da própria dependência do estabelecimento comercial, indústria de recreação ou ensino, onde são atendidos animais que pertencem exclusivamente ao estabelecimento. Podem ser feitos exames clínicos e curativos com acesso independente, mas é vedada a realização de procedimentos anestésicos, cirurgias ou internações.  

VEJA MAIS:Hotel para Cachorro vs. Hospedagem Familiar

Qual é a diferença entre pet shop e esses estabelecimentos?

A característica principal de um pet shop é que seu foco está na venda de insumos necessários para os pets. Isso inclui produtos como rações, areias e tapetes higiênicos, remédios, shampoo, condicionador, comedouros, coleiras, guias e outros.

Além disso, eles também têm o foco na prestação de serviços. Assim, você encontra banho e tosa, corte de unhas, podendo ou não ter a presença do médico veterinário realizando o trabalho.

Já estabelecimentos como consultórios, clínicas e hospital tem como foco atendimento aos animais. Ou seja, realizam consultas, aplicação de vacinas, cirurgias e outros. Nesse caso, é importante ressaltar que as clínicas possuem horário restrito, ou seja, não possuem atendimento integral de 24 horas.

Normas e demanda

Essas especificações sobre os estabelecimentos veterinários estão em vigor desde 15 de janeiro de 2015. Essa data marca o início da validade das novas normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, (CFMV).

Elas estabelecem condições para o funcionamento de hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios veterinários. Trata-se da Resolução CFMV 1,015/2012. Ou seja, é preciso seguir a lei e adequar seu espaço.

LEIA MAIS:Veterinário 24 horas em Cotia

Qual é o mais barato?

O valor de consultas, tratamentos, cirurgias de emergência, castração, vacina e outros variam bastante de acordo com o local que você escolhe. Um outro fator é a cidade onde você vive. Dessa forma, não é possível informar a diferença de preços de cada um.

Entretanto, se você pretende economizar, pode procurar por um hospital veterinário gratuito na sua cidade ou regiões próximas. Atualmente, não existem muitas opções no país e o atendimento é restrito para algumas camadas sociais.

Mas, em algumas regiões, também é possível agendar uma consulta em hospitais universitários. Porém, a fila de espera costuma ser demorada. Sendo assim, se você tem alguma emergência, é preciso tomar cuidado.

Essa é a melhor forma de garantir atendimento ao seu pet, em caso de você não encontrar, ou não puder pagar, uma clínica veterinária. O ideal é sempre ficar de olho na saúde dele e marcar consultas regulares.