Precisa escovar os dentes de gatos?

Em geral, os gatos passam a impressão de serem muito limpos e higiênicos. Isso porque eles tomam banho sozinhos e ainda enterram suas necessidades na areia. Entretanto, como funciona essa higiene quando se fala em saúde bucal? É preciso escovar os dentes de gatos?

De forma resumida, sim, é preciso escovar os dentinhos do seu gato. Essa é uma forma higiênica de manter a saúde dele, além de ser extremamente necessário. Porém, você já deve imaginar que os felinos não gostam muito desse tipo de interação.

Sendo assim, é preciso entender melhor sobre o tema, para que você possa garantir a higiene bucal do bichano. Para isso, acompanhe esse texto até o final e confira dicas.

É importante escovar os dentes de gatos

Primeiramente, o ideal é entender qual é a real importância de se realizar a higiene bucal dos pets. Essa é uma questão de saúde animal, e serve para evitar doenças. Entre elas, você pode encontrar:

  • Gengivite;
  • Formação da placa de tártaro;
  • Reabsorção dentária, que é uma espécie de inflamação na boca do felino;
  • Perda completa dos dentes.

Dessa forma, nada mais justo do que tratar esse assunto de forma séria, como deve ser. E a melhor dica é aprender a realizar a saúde bucal do seu gato. Abaixo, você confere algumas dicas para isso.

Como escovar dente de gatos?

Como visto anteriormente nesse texto, os gatos possuem uma tendência a serem limpinhos. Mas, não é bem assim quando se fala em saúde bucal. E o pior é que eles não gostam de receber tratamento de higiene por conta dos humanos, além de terem pavor de água.

Porém, o ideal é realizar a escovação mesmo assim, e ela é até bem simples. Dessa forma, para começar a escovar os dentes de gatos, é preciso ter paciência e prática. Além disso, é possível acostumar o gato com o tratamento, assimilando o momento como uma hora de atenção e carinho.

Sendo assim, o ideal é começar a introduzir a rotina de escovar os dentes aos poucos. Para começar, escolha um local tranquilo para a atividade, deixando o pet calmo. Após essa etapa, comece a relaxar o gato com carinhos.

Agora, inicie a escovação, mas com movimentos leves e calmos. E não se esqueça de que é preciso de uma escova de dentes específica para gatos. Então, conforme o felino vai desenvolvendo uma confiança, vai ficando mais fácil.

Mas, para escovar os dentes de gatos é preciso ter paciência. Isso porque o gato deve se sentir à vontade na escovação. Então, uma boa dica é fazer o pet entender que aquele é um momento de carinho e afago.

Logo, ele começará a gostar mais desses momentos, e a escovação vai ser cada vez mais fácil. Porém, nunca force a atividade no gato. Essa atitude pode deixar o pet estressado, traumatizado e distante.

É preciso escovar com frequência

Não basta apenas escovar o dente do seu felino uma ou duas vezes, mas sim manter uma rotina de higiene bucal. Atualmente, é muito comum que os donos de felinos não realizem o procedimento, ou percam o interesse com o tempo.

Além disso, também pode acontecer de a escovação ser realizada em determinados períodos de tempo, como a cada duas semanas. Porém, especialistas indicam que o ideal é que ela seja diária.

O motivo tem a mesma base que a escovação humana, que é recomendada após cada refeição. Porém, se essa cadência for muito alta, é possível adaptar a atividade por, ao menos, 3 vezes por semana.

Existem alternativas para escovar os dentes de gatos?

Se caso você não consiga realizar a escovação dos dentes do seu felino, saiba que existem alternativas. Então, seja por falta de tempo ou muita resistência por parte do pet, é possível encontrar novas possibilidades.

Hoje em dia, ficou mais fácil de encontrar produtos que realizam a higiene bucal dos felinos de maneira simples e eficaz. Alguns exemplos são os enxaguantes bucais sem sabor, que dissolvem em água, e até mesmo sprays e espumas para passar com o dedo.

De qualquer forma, não esqueça de que é preciso escovar os dentes de gatos. Se o seu felino não colabora, procure produtos especializados para essas situações, e cuide da saúde bucal dele.