Por que os cães dão voltinhas antes de dormir?

Alguns hábitos dos animais de estimação costumam intrigar os donos. E você certamente já se perguntou o motivo pelo qual os cães dão voltinhas antes de dormir. Essa é, sem dúvida, uma das maiores dúvidas dos donos de pets.

Isso porque essa é uma atitude, no mínimo, curiosa. E é claro que é comum que os tutores fiquem interessados em entender melhor os hábitos dos pets, também para criar um ambiente mais agradável.

Então, saiba que a curiosidade é normal, e até faz bem conhecer algumas das manias dos cães. Começar pelas famosas voltinhas antes de deitar é uma boa ideia, já que esse é um hábito muito comum e presente em praticamente todos os cachorros.

Atualmente, mesmo que já tenha se passado muito tempo desde que os cães foram domesticados, eles ainda mantêm alguns hábitos ancestrais. Isso ocorre por conta dos instintos deles, e as manias aparecem na rotina diária.

Portanto, para entender mais sobre o tema e parar de se perguntar “porquê os cães dão voltinhas antes de dormir?”, acompanhe o texto. Tire suas dúvidas e conheça melhor seu pet.

Os cães dão voltinhas antes de dormir por segurança e instinto

Um dos comportamentos mais comuns, e mais intrigantes, são as voltinhas antes de deitar que os cães dão. E elas têm origens ainda nos ancestrais deles.

Antes da domesticação, os lobos possuíam, e ainda possuem, muitos hábitos voltados para a vida selvagem. Assim, uma das teorias mais aceitas sobre as voltinhas tem relação com a necessidade de se proteger antes de dormir.

Isso porque os lobos costumam fazer esse movimento para detectar possíveis ameaças, como insetos que podem picar. Também podem encontrar outros animais menores, que podem atacar.

Uma outra percepção sobre o tema pode ter relação com a necessidade em proteger seus órgãos vitais, principalmente o peito. Isso ocorre por conta de o movimento abaixar o chão, criando um pequeno buraco para o cão deitar.

O clima também pode influenciar

Além da proteção, os cães dão voltinhas antes de dormir para determinar qual o melhor lado para deitar-se. Isso porque assim eles conseguem saber de onde está vindo o vento.

Com essa informação, eles conseguem dormir com o focinho voltado para o vento, mantendo-se frescos durante a noite em climas quentes. Já em climas frios, o melhor seria com o vento nas costas, guardando o calor da respiração.

Além disso, as voltinhas antes de deitar também podem significar que o animal está tentando marcar seu território. Ao girar, ele está espalhando seu cheiro, indicando que o local tem dono, e também sendo mais fácil de encontrar novamente depois.

Eles querem comodidade

Mas não pense que os cães dão voltinhas antes de dormir apenas pelos instintos e proteção, não. Esses animais também gostam de dormir de maneira confortável, assim como os seres humanos.

Sendo assim, eles também podem fazer o movimento justamente para achatar a superfície onde pretendem se deitar. Com isso, é possível obter um descanso mais suave, em uma área mais fofa e confortável.

É normal que os donos estranhem justamente pelos cães fazerem isso até em camas já naturalmente fofas. Como você viu acima, faz parte do instinto deles.

E às vezes os instintos e manias até levam o animal a arranhar a cama ou superfície. Saiba que isso também é uma atitude normal, mas deve ser vigiada.

Eu devo me preocupar se meus cães dão voltinhas antes de dormir?

Mesmo que até agora você tenha visto os cães dão voltinhas antes de dormir por conta de instintos, saiba que, às vezes, isso pode ser um problema.  Ou seja, é uma atitude normal, mas pode vir a se tornar uma mania ou uma obsessão.

Assim, o animal não irá se deitar antes de fazer a voltinha, ou ainda dar várias vezes seguidas. Isso pode ocorrer por conta de estresse ou preocupações que ele pode sentir.

Se esse for o caso, é preciso se preocupar com o seu cão. O ideal é levar o animal ao médico veterinário, já que apenas ele poderá avaliar a real causa da mania.

Assim, você poderá proteger o seu pet, e garantir com que a hora do descanso dele seja adequada. Como tutor, essa é a sua responsabilidade.