Por que os cães amam brinquedos com barulho?

Você deve saber que a grande maioria dos cães são animais muito ativos. É por isso que existem muitos itens desenvolvidos especialmente para eles no mercado. Mas, porque os cães amam brinquedos com barulho?

Essa dúvida com certeza já passou pela sua cabeça, e você provavelmente sabe que um cão cheio de energia quer brincar e nada mais. É por isso que os produtos especiais para as brincadeiras dos cachorros são essenciais em todos os lares onde esses animais estão presentes.

E são diversos modelos, tipos e formatos para agradar até os cães mais exigentes. Entretanto, os que costumam fazer mais sucesso são os brinquedos que tem algum tipo de barulho.

Sendo assim, apitos, chocalhos, entre outros, são muito populares entre os cães, principalmente os mais animados e energéticos. Você já deve ter visto que, ao utilizar um desses, o cão vai brincar com mais energia e disposição.

Para te ajudar a entender mais sobre o tema, esse texto vai abordar algumas teorias que indicam porque os cães amam brinquedos com barulho. Acompanhe a leitura e confira.

Os sons do brinquedo estimula os sentidos do cão

Atualmente, os brinquedos que mais atraem a atenção dos cães são os que vem com apito. Isso ocorre por conta de o barulho do apito acaba afetando e atiçando os instintos naturais de caça dos cães. Esses instintos são herança dos antepassados selvagens deles, os lobos.

Sendo assim, de acordo com essa teoria, o som que esses brinquedos fazem ao serem mordidos é semelhante aos sons que as presas faziam ao serem caçadas. Logo, mesmo que os cães domesticados não precisem mais caçar, eles ainda mantêm o extinto. Ou seja, os brinquedos com barulhos são ótimos para eles.

Dessa forma, o som vai trazer uma vontade de procurar, capturar e morder no cachorro. A ideia é que o brinquedo seja uma presa para a caça. Um dos comportamentos que indica isso é quando o cão morde o brinquedo e balança a cabeça para os lados.

Esse movimento tem origem ancestral, já que é o mesmo que os lobos utilizam para quebrar a espinha da presa durante a caça. Entretanto, nada de entrar em pânico ou se preocupar com isso. A interação com o brinquedo não vai deixar o cão mais agressivo, apenas atrair a atenção dele para a brincadeira.

O cão gosta da interatividade desse tipo de brinquedo

Existem diversas opções de itens brinquedos para os animais. Mas, como visto acima, cães amam brinquedos com barulho. A segunda teoria para isso tem relação com o grau de interatividade desses brinquedos.

Isso porque, ao realizar alguma ação com o brinquedo, o cão vai receber uma resposta imediata, que será o som. Logo, essa interação vai gerar uma curiosidade no animal, e ele vai brincar com mais empolgação com o brinquedo com barulho.

Então, a reação natural desses animais é justamente apertar cada vez mais o brinquedo. A intenção dele é conseguir cada vez mais respostas sonoras.

É por isso que esse tipo de objeto é tão popular entre os peludos. Eles costumam atrair a atenção com mais facilidade, auxiliando na descoberta e exploração dos sentidos deles.

Eles são uma forma de chamar a sua atenção

A terceira teoria do motivo pelo qual os cães amam brinquedos com barulho tem relação com a interação entre o animal e os seus tutores. Sendo assim, muita gente acha que, ao utilizarem os brinquedos com som, eles estão tentando chamar a sua atenção.

Isso pode ocorrer por conta de o som ser muito atrativo para os cães, mas extremamente irritante para os seres humanos. Dessa forma, é comum que o tutor interaja com o cachorro, nem que seja para remover o brinquedo.

Então, o cão vai buscar uma forma de atrair a sua atenção, justamente por querer se divertir com você. Ao fazer isso, seja correndo ou com o brinquedo barulhento, ele acha que você está brincando juntos.

Escolha o brinquedo com barulho para cães ideal

Como você pode conferir neste texto, os cães amam brinquedos com barulho. Assim, existe uma infinidade deles no mercado. Independente de qual seja o motivo para essa paixão, é fato que eles realmente gostam dos sons e barulhos desses objetos.

Escolha o que o seu cão mais gosta e deixe-o se divertir com o brinquedo. Assim, a relação entre animal e dono estará sempre fortalecida.