Pode dar banho em cachorro filhote?

Será que você pode dar banho em cachorro filhote? Essa é uma dúvida que certamente já surgiu para tutores de cãezinhos filhotes. Mas, qual será a idade ideal para os banhos? Mesmo que o cheirinho de filhotes seja agradável, o ideal é se preocupar com a higiene deles.

Sendo assim, essa dúvida costuma surgir na mente de muitos donos de filhotes. Então, nada mais justo do que te ajudar a entender mais sobre o assunto. Confira mais informações a seguir.

Quando podemos dar banho em cachorro filhote?

Antes de saber quando você pode começar a dar banhos no filhote, é preciso entender um pouco sobre as vacinas. Isso porque são elas que vão indicar se o cão está seguro para receber banhos.

Muitos especialistas indicam o período de finalização das vacinas como o ideal para começar a dar banhos. Dessa forma, o pet não estará exposto às diversas doenças que podem atingir os filhotes.

Porém, às vezes esse cronograma não pode ser seguido com facilidade. Nesses casos, o ideal é aguardar, ao menos, a primeira dose da vacina múltipla. Em geral, ela costuma ser aplicada após as primeiras seis semanas de vida do cãozinho.

Vacinas necessárias para dar banho em cachorro filhote

Primeiramente, é preciso começar pela vacina múltipla. Isso porque ela é essencial para identificar o prazo para dar banho no cachorro filhote. Mas, é preciso atenção. Essa vacina também pode ser chamada de V8, V10 ou vacina polivalente.

Além disso, a vacina múltipla conta com quatro doses iniciais. Normalmente, elas são aplicadas entre intervalos que podem durar de 3 até 4 semanas cada.

Com todas as doses aplicadas, o cão filhote estará protegido das 12 principais doenças virais e bacterianas. Então, caso ele vá para um pet shop para tomar banho, não terá risco de ser infectado. Mas, é preciso ter cuidado, já que elas são transmissíveis entre os animais.

Além do mais, como você viu, as vacinas são importantes para proteger os pets. Sendo assim, os pet shops podem se recusar a dar banho em cachorro filhote, caso ele não tenha sido vacinado.

E os banhos em casa, como ficam?

Esses casos que necessitam de vacina devem ser observados apenas caso o cão vá para um pet shop muito cedo. Entretanto, para os banhos caseiros, não é necessário esperar pelas doses das vacinas.

Isso porque, como em casa não existe o contato com outros pets, ele estará seguro. Porém, ainda existem recomendações veterinárias. O ideal é que, mesmo assim, o cão seja vacinado, e o banho seja feito por um profissional.

Além disso, a banheira precisa estar totalmente higienizada. Isso porque a imunidade dos filhotes é baixa. Adiante, a secagem também pode causar problemas como otites, problemas dermatológicos e até mesmo traumas.

Cuidados para dar banho em cachorro filhote

Se você não tiver acesso a um bom pet shop, existem algumas dicas para dar banho em cachorro filhote. Então, a primeira delas é utilizar sempre a água morna. Seja frio ou calor, essa é a temperatura ideal, nada de muito quente ou muito gelado.

Adiante, o melhor é utilizar xampus e condicionadores direcionados para os filhotes de cães. Isso porque o pH deles é menos agressivo, sendo adequado para os bebês. Eles são desenvolvidos por especialistas, e por isso devem ser priorizados.

Também é bom evitar jogar água logo acima da cabeça do filhote. Essa ação pode ser perigosa para os cães pequenos, além de assustá-los. As orelhas também precisam de cuidado, e o ideal é utilizar algodão hidrofóbico.

Ao final do banho, o melhor a se fazer é remover a umidade excessiva com uma toalha limpa. Então, seque o pelo com um secador e uma escova. Porém, tenha cuidado para não queimar a pele sensível do filhote.

Além disso, você precisa dar sempre o banho em uma certa frequência. Isso porque dar banho em cachorro filhote em excesso pode ser prejudicial para ele. Outro ponto, é que a pele de algumas raças pode ser diferente.

O melhor é que os de pelo curto tomem um banho a cada 15 dias no verão. Já para o inverno, o ideal é um a cada 30 dias. Por fim, os cães de pelo longo precisam sempre tomar a cada 15 dias, independente da época.