Ortopedista Pet em Cotia

O ortopedista pet é o profissional que cumpre a importante função para a saúde do seu animal de estimação. Esse especialista é bastante requisitado, pois consegue tratar problemas ortopédicos. Entre eles estão luxações, fraturas, músculos, articulações e ligamentos dos animais domésticos.

Atualmente, esses problemas são comuns em cães e gatos, visto que envolvem patas quebradas ou luxações diversas. Por isso, é fundamental visitar um ortopedista veterinário especializado. Dessa forma, se você preza pela saúde do seu amigo, deve ficar atento para essa especialidade e seus serviços.

Serviços oferecidos pelo ortopedista veterinário  

Uma das principais doenças que atinge os animais domésticos é a artrose. Ela se caracteriza pelo desgaste da cartilagem, responsável por proteger as articulações da coluna, cotovelo, joelho, entre outros.

Essa doença possui as mesmas características da artrite e ambas são causadas pela chegada da idade do animal, ou outra alteração. Isso pode ocorrer na estrutura óssea do animal e provocar a degeneração da sua articulação.

Entretanto, apesar de não possuir cura, o ortopedista pode retardar o processo da degeneração. Além disso, ele pode diminuir as dores que o animal sente, ao mesmo tempo, em que oferece uma melhor qualidade de vida.

A ruptura do ligamento também é uma doença comum em animais tratada pelo pet ortopedista. Geralmente, isso ocorre por conta de uma ruptura crônica causada pela crescente estrutura que compõem o joelho. Entre as suas principais causas, estão traumas, obesidade e excesso de esforço sobre as articulações do joelho.

A doença pode ser tratada por meios cirúrgicos, como a TTA e TPLO, caso seja necessário. Além disso, sessões de fisioterapia veterinária, que inclui acupuntura, quiropraxia, hidroterapia com esteira aquática também ajudam. Outros métodos medicinais também podem aliviar os sintomas.

Por fim, a Displasia Coxofemoral e de cotovelo, é comum e atinge animais de grande e médio porte. A doença consiste na degeneração da articulação localizada entre a bacia e a cabeça do fêmur. Ela causa muita dor e dificuldade de locomoção, principalmente ao pular e levantar.

LEIA MAIS: Qual a Diferença entre Consultórios, Clínicas, Hospitais e Ambulatórios?

Fraturas e traumas

Além de doenças relacionadas à área da ortopedia, os pets podem sofrer acidentes e se machucar gravemente. Em casos assim, geralmente é preciso intervenção cirúrgica para permitir a recuperação do animal após fraturas e luxações.

Um exemplo disso é a hérnia de disco, que pode ocorrer tanto por um trauma quanto por um problema degenerativo. Existem também as lesões conhecidas como angulares, causadas por traumatismos durante a fase de crescimento, mudanças congênitas ou má consolidação de fraturas.

Sinais de que o seu pet pode precisar de um atendimento ortopédico

É necessário ficar sempre atento aos sinais que seu animal de estimação pode emitir pedindo ajuda. Assim é possível prevenir o agravamento do quadro. Abaixo você conferirá alguns exemplos.

Porém, antes é preciso prestar sempre atenção aos sinais que o seu bichinho pode emitir pedindo ajuda. Dessa forma, o caso acaba não piorando e causando mais desconforto. Por exemplo, observe se o seu pet:

  • Apresenta dor ao se locomover ou se levantar;
  • Chora ao realizar esses movimentos;
  • Lambe frequentemente um membro específico do corpo;
  • Apresenta inchaço ao redor de algum osso;
  • Não se alimenta mais como normalmente;
  • Sente dor ao defecar ou urinar.

Se você notar algum desses sintomas, é recomendado encaminhar seu animal para um ortopedista pet. Dessa forma, ele poderá receber o tratamento necessário para que a doença seja contida.

VEJA MAIS: Melhor Clínica Veterinária em Cotia

Serviço de atendimento e cirurgia

O principal serviço que um ortopedista veterinário deve oferecer é a cirurgia. Por esse motivo, é preciso escolher uma clínica que ofereça todo o essencial para realizar os primeiros atendimentos. Outro serviço necessário são as cirurgias mais complexas se tiver necessidade.

Além de ter uma infraestrutura adequada, essa clínica deve oferecer aos donos de pet um relatório completo sobre o animal. Assim, ele deve conter informações sobre o estado de saúde do pet e o retorno no local, se houver necessidade.

Ortopedista Pet em Cotia

Esse é o caso do Centro Veterinário Fernandes. Então, se você procura por um ortopedista pet em Cotia, podemos te ajudar. Conte conosco para manter a saúde do seu melhor amigo.

Todos os consultórios e laboratórios são equipados com a melhor tecnologia para proteger a saúde do pet. Cuide do bem-estar do seu animal de estimação. Em Cotia, conte com o Centro Veterinário Fernandes.