Onde colocar a caixa de areia do gato?

A caixa de areia é um tema que costuma gerar muitas dúvidas em donos de gatos por aí. Isso porque esse item facilita muito o dia a dia do bichano e do tutor, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Em geral, é muito mais fácil limpar o banheiro do seu gato se ele utiliza a caixa de areia. Mas, é sempre importante saber onde colocar essa caixinha.

Além da comodidade, o bem-estar do gato deve ser levado em consideração. Confira nesse texto algumas dicas sobre onde colocar a caixinha de areia do seu gato.

O local da caixa de areia do gato importa?

Sim, o local em que você coloca caixa de areia do gato importa. Assim, esse tipo de planejamento é realmente mais necessário do que você pensa. Ou você gostaria de usar um banheiro mal posicionado e desconfortável?

Primeiramente, imagine que o seu banheiro está posicionado logo ao lado da mesa de jantar. Como provavelmente concorda que essa não é uma boa ideia, correto? Pois os gatos também acham.

Isso porque esses animais são muito higiênicos. Assim, eles preferem um banheiro limpo e bem posicionado. Abaixo você confere algumas dicas sobre como posicionar o banheiro do seu gato.

Evite colocar a caixa de areia do gato próxima à alimentação e água

Como você viu acima, os gatos são animais muito higiênicos. Dessa forma, eles estão sempre procurando locais limpos e aconchegantes para realizar suas necessidades.

E isso inclui tanto ir ao banheiro quanto comer ração ou beber água. Sendo assim, se você pegar a caixa de areia do gato próximo ao potinho de ração, ele provavelmente não vai gostar.

Com isso, o resultado é que o animal vai tentar procurar outro local para fazer as necessidades. Portanto, ele não usará a caixinha e você vai precisar recolher os dejetos em locais impróprios.

Prefira locais tranquilos

Além de um local limpo e higiênico, os gatos gostam de um pouco de privacidade na hora de irem ao banheiro. Entretanto, aqui a privacidade é necessária por motivos diferentes.

Ao contrário dos humanos, os gatos não têm problema em serem vistos durante o uso do banheiro. Porém, nesse momento, eles estão vulneráveis, visto que estão concentrados na tarefa.

Mas, você sabe que gatos são territorialistas, então eles sempre estão alerta para possíveis ataques. Logo, o melhor é procurar um local tranquilo e sem movimentação para fazer as necessidades.

Assim, a tranquilidade do pet será maior, ele não terá problemas em usar a caixinha. Por isso, evite locais movimentados e barulhentos para por a caixa de areia do gato.

Permita a circulação de ar

Por fim, a terceira dica é muito importante para os tutores e para o felino. Isso porque a circulação de ar vai permitir com que o cheiro que a caixa de areia do gato não infeste o ambiente com cheiros ruins.

Além de você, o pet também não gosta do cheiro ruim. Eles possuem alta sensibilidade aos odores, e um cheiro forte no banheiro deles pode incomodar.

Portanto, na hora de selecionar o local da caixinha, não deixe de pensar em lugares onde o ar circule. O melhor é um local próximo à varanda ou quintal.

Como mudar a caixa de areia do lugar?

Como você viu nesse texto, os felinos são higiênicos. Porém, eles também são sistemáticos. Sendo assim, eles odeiam mudanças. Logo, você precisa pensar bem antes de mudar o banheiro deles de lugar.

Dessa forma, o ideal é mudar a caixa de areia do gato aos poucos.

Após a mudança, será preciso ensinar o pet a começar a utilizar o novo local como banheiro. Primeiramente, instale a caixinha na área desejada. Então, coloque o gato em cima da areia, e espere ele se familiarizar com o local.

Assim, a sua casa terá duas caixinhas por uma semana. Esse é um bom prazo de tempo para que o gato se acostume com o local novo. Assim, só falta retirar a caixa antiga e deixar a nova.

Com essas dicas, vai ser mais fácil adaptar o uso da caixa de areia do gato em um novo local. Dessa forma, seu pet vai poder utilizar o banheiro com mais conforto e segurança.