Oncologia Pet em Cotia

A oncologia pet é a área especializada para tratar animais com câncer ou neoplasia. Assim como acontece com os seres humanos, os animais sofrem com esse problema de forma frequente. Dessa forma, é necessário a atuação de um profissional especializado para tratar os animais acometidos.

Atualmente, o câncer é uma das principais causas de óbito de animais domésticos. Então, é preciso ficar sempre atento a fatores que podem ocasionar a doença, além de procurar um profissional especializado o mais rápido possível

Como os profissionais da oncologia veterinária atuam?

O veterinário oncologista é especializado em tratar câncer e tumores em pets. Devido ao aumento de casos, essa especialidade tem ganhado uma grande importância, com cada vez mais profissionais buscando se especializar.

Além de diagnosticar e tratar animais com câncer, esse profissional busca soluções que sejam mais eficientes, simples e ágeis. A ideia é minimizar os danos causados pela doença, oferecendo qualidade de vida para o pet.

VEJA MAIS: Castração é Indicada para Prevenir Câncer de Mama?

Tipos de câncer mais comuns

Quando uma célula sofre uma anomalia, ela acaba se tornando uma célula doente que se multiplica pela metástase. Assim, ela acaba atrapalhando o funcionamento do corpo do animal das mais diversas formas.

Existem diversos tipos de câncer, e é por isso que a oncologia pet tem ganhado visibilidade. Entre os principais tipos da doença que acometem animais domésticos, podemos destacar:

Tumor de mama: é comum em fêmeas não castradas que passaram por diversos ciclos do cio. Ele surge em forma de caroço nas glândulas mamárias, sendo possível diagnosticar através de apalpação.

Tumores na pele: são ocasionados por exposição excessiva à luz solar, podendo se manifestar internamente ou na pele do pet.

Hematopoiéticos: esse tipo de câncer atinge as células formadoras do tecido sanguíneo, podendo ocasionar linfomas ou leucemia nos animais.

Existem diversos tipos de câncer, sendo esses os mais frequentes. Somente o veterinário oncologista é quem pode indicar o tratamento mais adequado.

Como o diagnóstico é realizado?

Cada tipo de câncer se manifesta de forma diferente no corpo do animal. Entretanto, alguns sintomas são mais frequentes. Entre eles, estão alguns como:

  • Apatia;
  • Manchas;
  • Nódulos;
  • Perda de peso;
  • Vômitos e diarreia;
  • Aumento da massa abdominal;
  • Urina e/ou fezes com a presença de sangue.

Se o animal apresentar qualquer um desses sintomas, é importante levá-lo a um profissional especializado em oncologia. Assim podem ser realizados os exames corretos, detectando a precisão e gravidade da doença. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura do animal.

LEIA MAIS: Como Prevenir Tumores de Mama em Gatas e Cadelas

Principais tratamentos utilizados

A remoção cirúrgica de tumores é sempre o mais indicado quando se trata de animais domésticos de pequeno porte. Entretanto, em casos mais avançados, onde a remoção pode não ser tão eficiente, são recomendados outros tratamentos:

Quimioterapia: tratamento que serve para controlar o câncer, onde ele pode se espalhar para outras partes do corpo do pet. Esse tratamento é semelhante ao feito em humanos, porém feito em menor proporção. A quimioterapia permite que o animal tenha uma vida normal, sem muito sofrimento.

Radioterapia: é feito para controlar o tumor e promover mais qualidade de vida ao pet. Entretanto, pode não ser o suficiente para curar o câncer. Ainda assim, os animais costumam apresentar uma boa tolerância a esse método.

Eletroquimioterapia: esse é um tratamento experimental que vem sendo feito tanto em humanos quanto em pets. É feito uma combinação de medicamento quimioterápico associado com a aplicação de um campo elétrico específico.

Imunoterapia: é utilizada em pacientes com melanoma. Esse medicamento atua em vias específicas das células tumorais, matando todas.

Como em várias doenças, se o câncer for diagnosticado cedo e tratado corretamente, as chances de cura são mais altas. Por esse motivo, a consulta com o veterinário oncologista é fundamental, pois esse profissional é determinante para salvar vidas.

Oncologia Pet em Cotia

Se você procura cuidar do seu amigo, e precisa de oncologia pet em Cotia, procure o Centro Veterinário Fernandes. Nosso espaço é totalmente equipado para os exames e tratamentos necessários para manter a saúde do seu pet.

Além disso, contamos com profissionais preparados para atender seu animal o melhor possível. Se precisar, também é possível adquirir todos os medicamentos necessários para que os pets possam receber o tratamento adequado.