Odores que gato nenhum gosta

Os felinos são conhecidos por serem bastante seletivos. Eles gostam de uma ração de qualidade, não bebem água parada e na maioria das vezes não são fãs de visitas. E sobre cheios, quais os odores que gato nenhum gosta?

Se você reparou que seu gato não gosta de um cheiro, saiba que isso não é apenas imaginação. Muitos odores incomodam bastante nossos pets.

Seja por preferência ou um fator evolutivo, os gatos preferem ficar longe de certas fragrâncias. Se você quer saber qual o cheiro que seu gato não gosta, continue acompanhando esse artigo.

Quais são os odores que gato nenhum gosta?

Sabendo que o olfato do felino é bem superior ao nosso, qualquer cheiro ruim pode incomodar bastante nosso amigo peludo. Eles vão de lixo até comida apodrecida. Saiba a seguir quais os odores que nenhum gato gosta:

Outros gatos

Os gatos são animais extremamente territoriais. Esse é o motivo que eles se sentem bastante desconfortáveis quando sentem o cheiro de outro gato.

Então, quando você decide adotar um novo gatinho, demora um tempo para que o mais velho se acostume com o cheiro do novo amigo. É preciso de um tempo para a adaptação.

Quando você visita uma casa que tem gatos, o seu pet pode começar a agir de forma estranha quando você interagir com ele. Provavelmente ele está incomodado com o cheiro do outro gato.

Caixa de areia suja

Os gatos são conhecidos pela sua higiene impecável. Dessa forma, a caixa de areia suja realmente é um incômodo.

A prática de enterrar as necessidades é bem importante para os felinos. Como eles não gostam do local sujo, podem se sentir bastante incomodados com o odor.

A falta de higiene pode gerar estresse e outros problemas de saúde no seu pet. Assim, ele provavelmente irá segurar suas necessidades por mais tempo do que o recomendado. Dessa forma, lembre-se sempre de manter o banheiro do seu amigo agradável para ele.

Odores cítricos

O cheiro cítrico é insuportável para gatos. Apesar do limão e laranja não serem tóxicos para eles, os peludos não suportam esse cheiro.

A razão disso provavelmente é por seu nariz ser bem sensível ao cheiro. Isso porque os felinos possuem capacidade de sentir cheiro bem superior ao ser humano.

Tirando vantagem disso, os tutores costumam usar um odor cítrico para manter o gato longe de um móvel ou um cômodo. Basta algumas borrifadas de um líquido com cheiro cítrico para manter o pet longe daquele espaço.

Produtos de limpeza

Apesar dos gatos serem fãs de organização e higiene, eles odeiam o cheiro de produtos de limpeza. Geralmente esses produtos possuem fragrância como pinho, limão ou lavanda, odores que são muito fortes para felinos.

Então, se você cria gatos em casos, opte por perfumes mais suaves. Assim, é mais fácil de evitar odores que gato nenhum gosta.

Canela e outros temperos

Muitos temperos naturais com fragrâncias fortes como canela, cravo, cominho ou pimenta são considerados repelentes naturais para gatos. Por ter um nariz muito potente e sensível, o gato não sabe lidar muito bem com esses cheiros.

Alecrim e Hortelã

Conhecidos pelo aroma forte e sabor marcante, o alecrim e hortelã são mais uns dos odores que gato nenhum gosta. Sendo assim, eles são indicados para pessoas que possuem um jardim ou horta e precisam manter o animal longe para que ele não faça suas necessidades ali.

Repelentes sintéticos

Não são apenas odores naturais que mantêm os gatos afastados. Atualmente, em lojas especializadas é possível encontrar produtos com fragrância que afastam gatos que possuem a eficiência comprovada.

Por que os odores incomodam os gatos?

Os seres humanos possuem cerca de 5 milhões de células olfatórias no nariz. Um animal como o gato, possui na média de 200 milhões dessa célula.

Então, sabemos que um odor que seja agradável em doses pequenas, pode ficar extremamente insuportável em grande quantidade. Ou seja, eles se sentem incomodados.

O olfato felino possui duas funções: ajudar na identificação de um alimento e se ele é seguro e estabelecer a comunicação com outros animais. Logo, é um sentido muito importante para eles e existem odores que gato nenhum gosta.

Através do olfato, os gatos são capazes de identificar os territórios que são permitidos e quais não. Outra função é saber onde ele pode encontrar uma nova amizade ou um parceiro na época de reprodução.