O que são petiscos funcionais?

Muitas vezes, para agradar nossos pets ou até mesmo oferecer como recompensa, utilizamos petiscos. Mas você sabia que existem outras formas desse tipo de produto? Nesse texto, você conhece os petiscos funcionais.

Também conhecido como snacks, todos os petiscos servem como um complemento da alimentação diária. Dessa forma, eles precisam ter uma composição que beneficia o seu animal.

Já os petiscos funcionais vêm com o benefício de contribuir para as necessidades reais de nosso pet. Eles trazem inúmeras vantagens para a vida de cães, gatos e outros animais. Para entender mais sobre o assunto, confira o material a seguir!

O que é petisco funcional?

O petisco funcional geralmente vem em forma de bifinho ou biscoito. Ele serve para auxiliar no combate de doenças e agradar o seu bichinho.

Mas é claro que ele não deve ser usado como medicamento. Isso porque ele é apenas um suporte ao tratamento passado pelo veterinário.

Um dos petiscos funcionais mais populares é o de combate ao tártaro e pode ser usado para fazer a higiene bucal. Esse petisco possui componentes que melhoram o mau hálito e ajudam a evitar a placa bacteriana. Sua superfície rígida ajuda na limpeza dos dentes.

Atenção na composição dos petiscos

Atualmente, existe uma grande variedade de petiscos disponíveis no mercado. Com tantas opções, é bastante comum que o tutor fique em dúvida na hora de escolher o melhor produto.

É importante ficar atento à composição presente na embalagem. Excesso de aditivos, conservantes e corantes pode colocar a saúde do animal em risco. É possível desenvolver diversos problemas como diabetes e obesidade, por exemplo.

Conheça os petiscos funcionais

Petiscos funcionais são perfeitos para serem usados como recompensas, incentivos e agrados. Esse tipo de alimento é saudável e sem dúvida seu pet ficará bastante satisfeito.

Geralmente, na composição de snacks, encontramos vitaminas, minerais e probióticos. Eles servem para auxiliar na higiene oral, melhora na pelagem, aumento de energia e disposição, manutenção de peso e outros.

Entretanto, é necessário entender as necessidades do seu melhor amigo seguindo as orientações de um profissional da área. Confira quais são os benefícios abaixo.

Controle de peso

Uma alimentação adequada e atividades físicas são bastante importantes no tratamento de animais que possuem sobrepeso ou são obesos. Geralmente, petiscos convencionais são proibidos ou controlados durante o tratamento.

Dessa forma, o petisco funcional para controlar o peso se torna uma excelente alternativa para agradar o paladar do seu pet sem sair da dieta. Então, é uma ótima ideia, caso seja a sua realidade.

Hipoalergênico

O tratamento de um animal alérgico costuma se basear na alimentação e os petiscos não precisam ficar de fora. Existem muitas opções de alimentos hipoalergênicos, alguns deles sem lactose ou glúten.

Já outros podem ser adquiridos sem proteína de origem animal. Por fim, existem ainda outros que possuem ingredientes que ajudam no tratamento de processos inflamatórios.

Petisco funcional para pets idosos

Sabemos que em cada fase da vida do animal, é exigido um tipo específico de ração. Não é muito diferente para os petiscos, onde pets adultos e idosos se beneficiam bastante de alimentos com composição antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias.

Petiscos funcionais que podem ser servidos para pet idosos são aqueles que ajudam nas articulações e no coração. Geralmente, os alimentos que ajudam a evitar doenças no coração possuem em sua composição a Glucosamina e Sulfato de Condroitina.

Calmante

Se o seu pet for um filhote ou até mesmo um adulto/idoso inquieto que adora aprontar, o ideal é um petisco calmante totalmente natural. Esse alimento é feito com ingredientes que possuem propriedades calmantes, ajudando o animal a ficar mais relaxado.

Os ingredientes que possuem essa função são: Valeriana, Maracujá, Melissa e Camomila. Assim, é mais fácil controlar a agitação do pet.

Sempre consulte um médico veterinário

Todo animal de estimação precisa fazer uma consulta anual a um médico veterinário de confiança. Nele é realizado um check-up e as vacinas são colocadas em dia. Além disso, aproveite para perguntar sobre os petiscos funcionais.

Se seu pet possui alguma condição física que precisa de acompanhamento, essas consultas precisam ser mais frequentes. Portanto, tenha cuidado.

Para saber se pode ser usado um petisco funcional para complementar a alimentação do seu pet em tratamento, converse com o seu veterinário. Assim como para os seres humanos, a alimentação adequada é uma parte muito importante para a saúde dos animais.