Mitos e verdades sobre a castração

Muitos acreditam que depois da castração o animal fica mais comportado ou engorda com maior facilidade. Saiba o que é realmente verdade!⠀


🐶 A castração pode deixar o animal mais tranquilo?

Verdade e mito! Porém vai depender de cada caso. Se a agitação estiver relacionada com disputa sexual, como um macho sempre brigar com outro quando há uma fêmea por perto, a castração pode resolver. Mas se o problema for um animal muito hiperativo, que late e desobedece ordens, o impedimento de procriar não irá modificar o comportamento.


🐱Animal castrado engorda com maior facilidade?

Mito! Se as cadelas e gatas tiverem uma alimentação adequada, realizarem as atividades físicas necessárias e forem saudáveis, sem nenhum tipo de problema hormonal, por exemplo, o simples fato de castrá-los não irá provocar acúmulo de peso. Aliás, essa rotina regrada serve também para os machos se manterem no peso certo.


🐶O animal irá sofrer para ser castrado?

Mito! Quando o procedimento é realizado por um profissional capacitado, em uma clínica de confiança, ele será feito da maneira correta e não trará sofrimento para o animal. Isso porque, assim como acontece com os humanos, o bichinho será anestesiado e depois medicado para não sentir nenhuma dor.


🐱 Prevenção de doenças?

Verdade! As chances de uma cadela ter câncer de mama, por exemplo, aumenta cerca de 99,95% se ela não for castrada antes do primeiro cio, de acordo com estudos. O câncer de próstata nos machos também é prevenido. ⠀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *