Itens essenciais para o seu gato viver bem e feliz

Atualmente, muito se debate sobre o bem-estar dos pets. Então, nada mais justo do que entender o que você precisa para que ele possa viver bem e deixar seu gato feliz. Afinal, ele é um membro da sua família e merece cuidados e atenção especiais.

Um ponto importante está na independência dos gatos, além do pequeno porte e na facilidade de adaptação. Por conta disso, eles começaram a aparecer cada vez mais nas moradias brasileiras, como pets.

Mas, isso não significa que cuidar de um felino é uma tarefa fácil. Assim, é preciso ter cuidados e responsabilidade. Dessa forma, você deve instalar telas nas janelas para garantir a segurança do gato. Outros itens, como brinquedos e potes para alimentação também são essenciais.

Além disso, também é essencial lembrar-se da caixinha de areia e mais itens importantes. Isso significa que é realmente necessário ter muito cuidado e atenção com seu felino.

Portanto, para te ajudar nessa tarefa, esse texto vai trazer algumas dicas de como deixar seu gato feliz e fazê-lo viver bem. Confira abaixo.

1.     Garanta a segurança do gato

Primeiramente, você deve garantir com que o felino não vá se acidentar fora de casa, ou ainda cair em alturas perigosas. Então, será preciso utilizar telas nos seus portões, janelas, sacadas e outras aberturas perigosas.

Assim, fica mais fácil controlar o acesso do gato à rua, ou protegê-lo das quedas, caso você more em apartamento.

2.     Disponibilize vários brinquedos para o gato

Adiante, é preciso deixar o gato ter acesso aos brinquedos que ele gosta. Isso porque esses itens são essenciais para que o felino viva bem e com conforto. Eles deixam o gato feliz, e ainda servem para que eles se distraiam dentro de casa.

Com isso, é mais difícil que o gato fuja para a rua. Sendo assim, o ideal é ter brinquedos que tenham penas e cordas para que eles possam caçar. Outra dica importante são os arranhadores com diferentes texturas. Entre elas, papelão, carpete e sisal.

Eles são essenciais por conta de diminuírem o estresse do gato, além de tirar a atenção de sofás e outros móveis. Pense em locais altos e verticais, como prateleiras e módulos. Eles servem para escalar ou por arranhadores.

Outra boa ideia são tocas e esconderijos básicos, mas confortáveis. Assim, o felino pode utilizar esses espaços para privacidade e descanso.

3.     Alimentação

Além dos brinquedos, é impossível fazer um gato feliz sem comida boa e água para viver bem. Portanto, o tutor do felino precisa cuidar da alimentação dele. Assim, potes de água devem estar espalhados pela casa, sempre com água fresca.

Já a ração precisa ser ofertada, ao menos, 3 vezes durante o dia, e ser de qualidade. Porém, os potes devem estar em uma altura boa para o gato. O ideal é na altura do cotovelo do felino, para facilitar a alimentação sem esforço.

Além disso, essa altura ajuda a melhorar a saúde da coluna e articulações. Então, para uma melhor qualidade de vida do gato, o ideal são os comedouros suspensos.

4.     Caixa de areia

Outro item essencial para um gato feliz e confortável é a caixa de areia. Isso porque é nela onde o felino vai fazer suas necessidades e se aliviar. Então, o ideal é ter ao menos duas espalhadas pela casa.

Além disso, é preciso distanciar essas caixinhas dos potes de água e comida. Outro detalhe importante são as consultas rotineiras no veterinário. Logo, leve o gato uma vez ao ano, no mínimo.

5.     Transporte

 Por fim, um dos itens essenciais para o gato viver bem e feliz é a caixinha de transporte. Para acostumar o felino a usar o item, deixe-a com a portinha aberta e um cobertor dentro, ou ainda um brinquedo.

Assim, a caixinha de transporte será algo do cotidiano do seu gato. Logo, ele não ficará estressado durante momentos onde precisa ser transportado. Ou seja, essa prática vai facilitar a sua vida.

Com essas dicas, você pode garantir um gato feliz e que possa viver bem. Dessa forma, fica mais fácil ter uma boa relação com ele. Além disso, será mais fácil manter a ordem e o conforto dentro da sua casa.