Hotel para cachorro vs. Hospedagem familiar

Você já pensou em viajar com a família e deixar seu pet em um hotel para cachorro? Essa é uma opção que vem ganhando força, ao contrário da hospedagem familiar.

Antigamente, se era preciso viajar ou passar por um período fora de casa e tínhamos um pet, existiam três opções para deixar o animal:

  • Sozinho em casa e confiar em uma pessoa para servir o animal ao menos uma vez ao dia. Ela também deveria checar se está tudo em ordem com a casa;
  • Na casa de algum conhecido, o que era o ideal por assim o pet não ficaria o tempo todo sozinho;
  • Em um Pet Shop que, apesar de seguro, gerava bastante estresse para o animal. Isso por conta do local pequeno a que era submetido e ao fluxo de animais.

Com o passar do tempo, foram surgindo alternativas mais viáveis para os tutores que precisassem viajar sem se preocupar com esse fato. Opções essas que priorizam o conforto e o bem estar físico do animal.

A diferença entre hotel para cachorro e a hospedagem familiar

Entre os serviços mais aderidos pelos tutores de pet está o hotel para cachorro. Mas, com tantas novas alternativas, como saber qual é a melhor para o seu amigo? E como decidir se não é melhor ir para a hospedagem familiar?

Para ajudar na decisão, vamos explicar quais as vantagens e desvantagens do hotel para pets e da hospedagem em uma casa comum. Assim, é possível concluir qual é a melhor opção para você e seu amigo peludo.

Mas, para casos onde você tem um gato, a melhor opção sempre vai ser o ambiente que ele já está acostumado. Ou seja, sua própria casa. Dessa forma, se for necessário viajar sem o seu gatinho, um hotel ou hospedagem está longe de ser a melhor opção.

Hotel para cachorro

Quando precisamos viajar e ficar longe de nossos pets, o hotel para cachorro é a primeira opção que vem à mente dos tutores. Mas será que essa opção é a ideal?

Geralmente, esses hotéis possuem uma ótima estrutura capaz de receber vários cachorros ao mesmo tempo. Assim, eles acabam sendo uma boa opção para pets que tenham bastante energia e gostam de socializar.

Entretanto, os hotéis acabam não conseguindo ter um atendimento exclusivo para o animal por conta da grande quantidade de hospedados. Dessa forma, vale analisar a personalidade do seu cachorro antes de tomar uma decisão.

Se o seu cachorro for mais tímido e gosta de um carinho especial, deixar em um hotel pode causar bastante desconforto e estresse. Sendo assim, uma hospedagem tranquila seria uma melhor opção.

Hospedagem Familiar

O serviço de hospedagem familiar se trata de hospedar o seu pet na casa de uma família semelhante à sua. O que difere dos hotéis, é que nesse serviço o pet se torna um hóspede da família, e fica hospedado em um ambiente aconchegante. Isso causa menos estresse e ansiedade.

Muitas pessoas fazem esse serviço informalmente. Por esse motivo, é bom checar se são boas pessoas e se o local que o pet vai ficar é seguro o bastante.

No caso de capacitação profissional, as famílias passam por um processo seletivo, treinamento e capacitação para receber seus hóspedes com todo o cuidado necessário. Seu pet receberá toda uma atenção e carinho individual enquanto você não estiver presente.

Afinal, é melhor um hotel para cachorro ou hospedagem familiar?

A opção ideal para gatos e cães é contratar um Pet Sitter, que é basicamente uma babá de Pet. Ou seja, um profissional que cuidará do seu animal no momento em que você não estiver presente. Esse serviço é muito versátil pois pode se adaptar a partir das necessidades do tutor do animal.

O Pet Sitter cuidará de tudo o que seu Pet precisa, indo além de comida e água. Existem diversos cursos que ensinam a cuidar de diferentes raças e suas peculiaridades. Dessa forma, você pode contar com um cuidador de cães e gatos profissional.

Muitos pensam que um gato não requer tanta atenção. Entretanto, apenas pelo fato de limpar a caixa de areia diariamente melhora muito a qualidade de vida dos felinos.

Além de diminuir o stress, diminui o risco de doenças, pois muitos se recusam a usar se estiver muito suja, gerando outros problemas. Sendo assim, mesmo que sejam bichos independentes, também requer uma atenção.