Frutas que cachorro podem comer

Conheça as frutas recomendadas  

Existem muitos alimentos que são seguros para cães. Porém, alguns são prejudiciais. Dessa forma, é comum que os tutores tenham dúvidas de que frutas cachorros podem comer.

Para ajudar nessa questão, confira a seguir tudo sobre as principais frutas e a relação com a alimentação canina. Assim, você pode controlar melhor o que seu cão come, e ajudar a proteger a saúde dele.

1. Abacaxi

Apesar de ser uma fruta ácida, o abacaxi pode ser servido para seu pet. Isso porque ele contém bromélia, uma enzima que auxilia na absorção das proteínas da dieta do seu cãozinho.

Entretanto, saiba que a acidez desse fruto pode piorar casos de gastrite. Então, nada de exagerar no abacaxi.

2. Framboesa

Essa fruta pode ser oferecida para seu cão, desde que com moderação. Ela possui xilitol, que pode causar hipoglicemia e insuficiência hepática no seu pet.

Dessa forma, pode ser consumido no máximo uma xícara por dia. O lado positivo é que a framboesa possui antioxidantes, ideal para cachorros idosos. Ela também oferece bastante fibras, vitamina C e manganês.

3. Maçã

Seu animal pode comer maçã, pois essa fruta é rica em vitamina A e C, além de fibras. Ela possui teores baixos de gorduras e proteínas, sendo ideal para cachorros idosos.

No verão, essa fruta pode ser oferecida congelada. Mas não se esqueça de sempre remover o miolo e as sementes.

4. Melancia

A melancia é uma das frutas que cachorro podem comer no verão. Comer melancia é o mesmo que tomar água para o pet e para o ser humano.

Só é preciso remover a casca e as sementes. Elas podem causar obstrução intestinal no pet. Portanto, tenha cuidado.

5. Goiaba

A goiaba é uma das poucas frutas que podem ser oferecidas sem perigo para seu cachorro. Isso porque ela ajuda no funcionamento do intestino e no controle de quadros de diarreia. Além disso, possui vitaminas A, B e C, fósforo e ferro.

6. Amora

Assim como para os humanos, a amora é um excelente oxidante para os cães. Além disso, ela costuma ser usada como petisco para adestramento.

Entretanto, nem todo cachorro costuma gostar do gosto azedo da fruta. Logo, o ideal é fazer testes com seu pet, para ver se ele gosta.

7. Laranja

Surpreendentemente, a laranja está entre as frutas que cachorro podem comer. Mas, eles não costumam gostar tanto, por conta de ser cítrica.

Se o seu pet gosta de laranja e não tem gastrite, aproveite. Ela contém vitamina C, fibras e potássio. Se for tentar dar, ofereça apenas a parte com gominhos, sem casca e nem semente.

8. Manga

O famoso “cão chupando manga” é real. Isso porque os cachorros podem comer essa fruta, mas com moderação. Ela é rica em vitaminas A, B6, C e E, potássio e betacaroteno.

Ofereça sem a casca e sem o caroço, já que nessa parte existe cianeto, que pode causar alteração respiratória. É preciso cuidar da quantidade por possui muito açúcar.

9. Banana

A banana é uma fruta bastante apropriada para seu pet. Ela contém vitaminas, biotina, fibras, além de possuir baixos níveis de colesterol, sódio e ser rica em potássio.

Mas, apesar dos benefícios, deve ser consumida com moderação por ser rica em açúcar. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção das frutas que cachorro podem comer.

10.  Morango

Além de ser rico em vitamina C e fibras, o morango possui uma enzima que ajuda a clarear os dentes dos cães. Porém, por conta do açúcar, essa fruta deve ser servida com moderação.

11.  Pêssego

O pêssego é uma grande fonte de fibra e vitamina A, ajudando até mesmo a combater infecções nos cães. Entretanto, a parte do caroço contém cianeto, dessa forma, ofereça ao cão apenas a parte macia do fruto.

Mas é claro que deve ser somente oferecido o fruto natural, evitando os enlatados. Em geral, eles são mergulhados em xaropes açucarados.

12.  Mamão

O mamão é mais uma fruta que cachorro pode comer. Ela é rica em vitaminas A e C, potássio e cálcio. Entretanto, fique atento para a papaína, uma enzima que ajuda na digestão, e é famosa por soltar o intestino.

13.  Pera

Outra fruta liberada para cachorros é a pera. Isso porque essa fruta é rica em vitaminas A, B e C. Entretanto, ofereça essa fruta sem o talo, cascas e sementes.