Dermatologista Pet em Cotia

Sabemos que algumas doenças de pele também acometem nossos animais de estimação. Então, para te ajudar a entender melhor sobre o tema, confira agora tudo sobre como encontrar um bom dermatologista pet.

Esse profissional é quem identifica e trata doenças relacionadas à pele, pelos e unhas de cães e gatos. Sendo assim, é preciso ter atenção redobrada com seus amigos peludos. É interessante observar possíveis anomalias. Nesses casos, é preciso levar o pet a uma consulta urgentemente.

Dermatologista pet em Cotia? Veja como trabalham

Existe um veterinário especializado que conhece cada detalhe da pele de um cachorro ou um gato. Esse profissional é o dermatologista pet, e pode realizar acompanhamento preventivo, além de prevenir e tratar doenças comuns em nossos pets.

De olho nos sintomas e nas doenças

Fique atento para coceiras intensas, lambidas excessivas no corpo e patas, secreções e descamações na pele do seu amigo. Caso encontre esses sintomas, talvez esteja na hora de procurar um veterinário dermatologista.

Esse profissional consegue dar o diagnóstico, já que pode solicitar exames para verificar com qual doença o animal está lidando. Sendo assim, ele é essencial para identificar e tratar as doenças que podem ser perigosas para o animal.

Doenças dermatológicas nos pets apresentam muitos sintomas diferentes. A mais conhecida é a coceira e a alopecia. Tanto cães quanto gatos podem apresentar esses sinais clínicos, mas isso depende muito da raça e idade do animal.

Manchas vermelhas e queda de pelos também podem ser sinal de micose. Ela pode começar com uma lesão pequena e se espalhar para todo o corpo, além de ser transmissível a outros animais.

Alergias, feridas, infecções, descamação, caspa, seborreia, vermelhidão, tumores e micoses são exemplos de sintomas que precisam da avaliação de um dermatologista pet. Na maioria desses casos, o principal causador de doenças é o temível carrapato.

Geralmente a coceira excessiva é causada por um ácaro que entra nas camadas profundas da pele, popularmente conhecido como sarna. Esses sintomas são os mesmos para cães e gatos, e as lesões mais visíveis ficam localizadas na cabeça e na orelha.

Já as pulgas adoram locais quentes com bastante pelo, já que usam esse local para se reproduzir. Elas causam muito incômodo para o pet, uma vez que se alimentam de sangue e são causadoras de várias doenças.

Outro parasita dermatológico que causa dor e incômodo é a berne, que deixa um buraco que nunca cicatriza onde a larva foi depositada. Em todos os casos, é preciso procurar ajuda veterinária quanto antes.

Hora de tratar

Assim que sai o diagnóstico, o dermatologista veterinário deve indicar o tratamento mais eficaz para tratar o seu pet. Entretanto, essa é a hora mais importante para curar as doenças, já que o tratamento deve ser seguido à risca.

Para tratar parasitas, seu amigo pode tomar um antiparasitário e tomar banho com produtos específicos. Em caso de infecção aguda, o uso de antibiótico pode ser indicado. Para nódulos localizados na pele, o ideal é a remoção por cirurgia.

Em muitos casos, é necessário fazer uma restrição alimentar, ou ainda mudanças na dieta. Além disso, pode ser preciso até mesmo a troca de produtos de limpeza utilizados no ambiente que o animal vive.

A prevenção é o ideal

Para que nosso pet fique sempre saudável, podemos tomar algumas atitudes que ajudam a prevenir doenças de pele. Uma delas é manter sempre a higiene do pet em dia.

Os pelos devem sempre estar perfeitamente limpos e secos. Já o ambiente onde o animal costuma frequentar deve estar limpo e arejado.

Se você vive em local rural ou em ambientes mais quentes e úmidos, a atenção para pulgas, carrapatos, sarna e bernes deve ser redobrada. Um veterinário de confiança pode indicar a melhor forma de prevenção.

Em uma visita ao veterinário, ele pode solicitar uma consulta com um dermatologista para fazer exames específicos. Isso é muito importante, já que várias doenças são facilmente curadas quando descobertas cedo.

LEIA MAIS:  Castração é Indicada para Prevenir Câncer de Mama?

Dermatologista Pet em Cotia

Para auxiliar seu melhor amigo nos momentos difíceis, o Centro Veterinário Fernandes oferece dermatologista pet em Cotia. Assim, é possível cuidar da saúde dos pets e prevenir doenças indesejadas na pele do animal.

Toda a estrutura do Centro Veterinário Fernandes é preparada para receber os pets com o maior conforto. Além disso, nossa equipe treinada garantirá o melhor para seu amigo.