Confira 6 Tipos de Tosa para Fazer em Seu Pet

Ao contrário do que se pensa, a tosa não tem a finalidade somente estética. Esse procedimento é de grande importância para a saúde e higiene do animal. Por esse motivo, conhecer os tipos de tosa pode ser bastante útil para cuidados com o pet.

Confira os 6 tipos de tosa mais populares nos pet shops, que deixam os tutores ainda mais encantados por seus bichinhos. Cada uma possui uma finalidade específica e devem sempre ser feitas com regularidade.

Quais os benefícios da tosa para a saúde do cão?

A tosa vai muito além dos cuidados estéticos, sendo esse procedimento importante para a saúde e higiene do animal. Entretanto, muitos se questionam de que forma a tosa pode ser benéfica para o bem-estar do cachorro?

Além de deixar a aparência do pet mais agradável, aparar os pelos do cachorro ajuda a evitar problemas de saúde. Entre eles, estão a proliferação de bactéria, fungos e a presença de parasitas como pulgas e carrapatos

Outra vantagem é a tosa feita embaixo das patinhas, que ajuda a evitar escorregões contra acidentes. Além disso, alguns tipos de tosa ajudam a trazer conforto em raças mais peludas em dias de temperaturas muito altas.

LEIA MAIS: Melhor Clínica Veterinária em Cotia

Quais as raças que precisam fazer a tosa?

A tosa é indicada para todas as raças de cachorros. Até mesmo os de pelo mais curto precisam aparar os pelos por questão de higiene, mesmo que isso não seja feito de forma regular.

Junto ao corte de pelo, é indicado fazer o corte de unhas e dar banho com produtos específicos para pet. Assim, é preciso utilizar itens como shampoo, condicionador e hidratante para pelos.

Entretanto, raças com pelo longo exigem que o procedimento de tosa seja realizado de forma constante. Além disso, os tutores devem ter cuidado redobrado, como fazer a escovação diária para que os pelos não criem nós. Confira as principais raças que precisam sempre serem tosadas: 

  • Chow chow;
  • Collie;
  • Maltês;
  • Poodle;
  • Schnauzer;
  • Shih-tzu;
  • Yorkshire.

Se o seu pet é de alguma dessas raças, tenha cuidado. É preciso sempre garantir a tosa do animal, mantendo a higiene, saúde e bem-estar durante o dia a dia. Baseando-se na raça, também é possível saber o tipo de tosa.

VEJA MAIS: Onde Realizar o Banho e Tosa em Cotia

6 tipos de tosa e como escolher a ideal para seu pet

O tipo de pelagem, tamanho e quantidade são critérios que devem ser levados em consideração no momento de escolher a tosa perfeita. Além disso, é preciso considerar a temperatura da sua cidade e o tipo de raça do animal para definir a tosa ideal.

Confira 6 tipos de tosa para fazer no pet e aproveite para escolher a mais adequada quando for levar seu amigo no pet shop. Assim você mantém o pet sempre confortável e estiloso.

1.     Tosa higiênica

Esse tipo de tosa não tem restrição de raça. Ela serve para reduzir o comprimento de pelo em lugares específicos no corpo do animal, como genitália, barriga e patas. Esses são locais que são mais propensos ao acúmulo de sujeira.

2.     Tosa na tesoura

A tesoura deixa um melhor acabamento, mesmo que seja um procedimento mais demorado. É indicada para animais que ficam agitados com o barulho da máquina de corte, ou possuam alergia à lâmina. Além disso, é ideal para cachorros com pelo médio e longo.

3.     Tosa na máquina

Essa tosa é feita por profissionais qualificados. Somente eles são capazes de definir qual a lâmina ideal para o tipo de pelo do pet. Além disso, a máquina de tosa não é igual a máquina destinada a aparar pelos de humanos.

4.     Tosa bebê

Apesar do nome sugerir, essa tosa não é indicada somente para filhotes. O principal objetivo da tosa bebê é deixar o cachorro com uma aparência mais filhote. Assim, os pelos são aparados e arredondados, o que também facilita a escovação.

5.     Tosa de raça

São coisas específicas para cada raça. Por exemplo, no Schnauzer, o aspecto de saia na parte traseira é mantido pelo corte de pelo. Em poodle, são deixados pompons nas patas, mantendo o aspecto de algodão nos seus pelos. 

6.     Tosa verão

Essa tosa é a que mais traz conforto para raças peludas. O objetivo é usar a máquina deixando o pelo bem curtinho e o corpo fresco. Assim o pet fica sempre confortável e com temperatura agradável.