Cardiologista Veterinário em Cotia

Dentro da área da medicina veterinária, existe um profissional específico apenas para cuidar do coração do seu pet. Ele atua no tratamento e prevenção de doenças cardíacas. Se você procura cardiologista pet em Cotia – SP, acompanhe o texto.

Antes, é preciso entender como essa especialidade funciona para os animais. Assim como os seres humanos, eles também precisam de cuidados específicos para a saúde. Por esse motivo, existem vários segmentos para resolver o problema de maneira mais efetiva.

O cardiologista pet é um profissional cada vez mais requisitado, pois cuida da saúde do coração de cães e gatos. Esse profissional conta com uma série de ferramentas tecnológicas que permitem realizar exames com precisão.

Conheça a atuação do veterinário cardiologista

O cardiologista pet ajuda a cuidar da saúde do seu pet de maneira bem direcionada, e assim investigar todos os possíveis problemas cardíacos. Graças à sua especialidade, ele trabalha em áreas específicas, como clínicas, pesquisas, diagnósticos e cirurgias.

Mesmo que esses profissionais sejam capacitados e preparados para atender seus pacientes de forma eficiente, é comum contar com uma equipe completa. Em geral, ela é composta por outros especialistas, que trabalham nas complicações cardíacas para evitar que o pior aconteça.

LEIA MAIS: Castração é Indicada para Prevenir Câncer de Mama?

Como identificar doenças cardiopatias?

As doenças cardiopatias são mais propícias a aparecer em algumas raças do que outras. Entretanto, um fator em comum para animais é a idade avançada, já que os riscos aumentam bastante após os nove anos de vida do pet.

Alguns sintomas específicos são importantes para identificar se algo não está bem. Eles são emagrecimento acelerado sem causa aparente, sonolência, dificuldade de respirar, aumento de volume abdominal, cansaço, apatia, gengiva pálida e língua roxa, entre outros.

Em gatos, esses sinais são mais sutis, podendo até passar despercebidos. Em geral, eles podem apresentar dificuldade para respirar e ocorrências de paralisia dos membros.

Dessa forma, é importante ficar atento ao comportamento do seu pet e levá-lo a um cardiologista pet em consultas rotineiras. Com isso, é possível identificar mais cedo a doença e aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Quais doenças do coração são mais comuns entre os pets?

Algumas cardiopatias são mais frequentes que outras. Sendo assim, é preciso garantir as consultas necessárias. Confira abaixo quais doenças do coração são mais comuns.

Doença Degenerativa Valva Mitral

Caracterizado pela insuficiência da valva mitral decorrente da degeneração das válvulas. É diagnosticado através do exame de ecocardiograma.

Cardiomiopatia Dilatada

Se caracteriza pela dilatação das câmaras cardíacas e causa a redução na contratilidade do músculo cardíaco. Isso leva à perda repentina de peso. Cães da raça Boxer são um dos mais propícios a apresentar esta complicação.

Hipertensão Arterial Sistêmica

Pode causar sintomas neurológicos e cegueira. Seu diagnóstico é feito pela mensuração da pressão arterial através de consultas rotineiras ao cardiologista pet.

Estenose Pulmonar e Aórtica

Acontece um estreitamento na válvula de saída da artéria pulmonar ou aórtica, impedindo a saída do fluxo sanguíneo. Com isso, os sintomas são falta de oxigenação, desmaios e cansaço.

Cardiomiopatia Hipertrófica

É comum em felinos de raça Maine Coon e Persa, onde é causado pela hipertrofia da musculatura cardíaca. Ele diminui o espaço interno das cavidades, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Persistência do Ducto Arterioso

De origem congênita, causa uma comunicação atípica entre a artéria pulmonar e a aorta do animal, leva a um quadro de hipertensão pulmonar.  Se diagnosticado previamente, pode ser tratado com cirurgia.

Tromboembolismo

Bastante comum em felinos, consiste em uma doença no desenvolvimento de coágulos que obstruem vasos menores da circulação. Pode levar a paralisia dos membros posteriores do animal.

Infarto do Miocárdio

É causado por um processo de obstrução que impede o fluxo sanguíneo adequado no coração, entretanto, é muito raro em gatos e cães. Mesmo assim, é preciso ficar de olho.

Dirofilariose

Doença transmitida por meio da picada de um mosquito infectado, é bastante comum em cães. Ela provoca a instalação de vermes no coração do animal, enfraquecendo o músculo cardíaco.

VEJA MAIS: Melhor Clínica Veterinária em Cotia

Cardiologista Pet em Cotia

Se você busca um cardiologista pet em Cotia, seus problemas acabaram. O Centro Veterinário Fernandes conta com essa especialidade no atendimento. Assim, seu melhor amigo estará em boas mãos, enquanto você pode ficar tranquilo.

Toda a estrutura do Centro Veterinário Fernandes conta com os melhores equipamentos para os exames cardíacos dos pets. Além disso, oferecemos medicamentos e demais consultas, caso necessário. Confira.