Cachorro Bravo – O que fazer?

Atualmente, é muito normal encontrar donos e cães tendo problemas com o animal sendo muito agressivo. Então, é preciso saber o que fazer com um cachorro bravo. Acompanha esse texto para saber como proceder.

Será que é possível controlar um animal que seja muito bravo? E existe uma maneira de acalmar um cão que tenha esse tipo de comportamento? Será preciso entender mais sobre o pet, primeiro.

Em geral, pode ser que o mau comportamento esteja associado com a raça do seu cachorro. Isso porque diversas delas possuem uma personalidade mais agressiva. Mas, também é possível que tudo tenha ligação com comportamentos reativos.

Dicas para controlar o comportamento de um cachorro bravo

Independente do motivo, você vai precisar saber como proceder nesses casos. Como tutor do animal, é necessário entender as formas existentes de inibir as reações ou o comportamento agressivo.

Por isso, abaixo você confere algumas dicas sobre o que fazer se você tem um cachorro bravo. Acompanhe e garanta uma melhor qualidade de vida para o seu pet.

Entenda a causa do comportamento

Primeiramente, você deve entender o que exatamente está causando essa situação. Isso porque, como você viu acima, existem algumas situações que podem causar um comportamento inadequado no cão.

Ao saber de onde está vindo a raiva do pet, será possível tomar decisões mais direcionadas para controlar o animal. Então, preste atenção nos sinais que o cão dá e que podem indicar a causa.

O ideal é prestar atenção nos momentos em que o pet fica mais nervoso, agitado ou ativo. Além disso, tente perceber quais pessoas ou animais próximos fazem com que a raiva seja mais aparente.

Com esse conhecimento, você poderá afastar o agente causador do mau comportamento. Uma outra forma de tentar controlar um cachorro bravo é oferecer recompensas pelo bom comportamento.

Ofereça recompensas pelo bom comportamento

Após conseguir identificar o motivo do cachorro bravo, você vai poder saber o que fazer. Mas, uma boa dica é começar com os petiscos pelas ações de bom comportamento do animal.

Isso porque eles adoram, e essa é uma forma eficiente de treinar um pet agressivo. Em geral, oferecer os petiscos como forma de demonstrar que a ação foi boa, é muito eficaz.

Você também pode recompensar o seu cão com carinho após ele fazer algo bom. É claro que o petisco funciona muito melhor, mas os animais também costumam gostar do afeto dos donos.

Outra dica está em associar os estímulos negativos a algo positivo. Ou seja, pode ser que a solução para o seu caso esteja em dar um petisco para o pet na hora em que ele encontrar algo que o deixe nervoso ou agressivo, mas não reagir.

Com isso, ele vai entender que ignorar o que quer que seja que o deixa irritado é algo bom. Com o tempo, esse comportamento negativo vai passar a não ocorrer mais.

O ideal é gastar energia durante o dia

Você também pode oferecer algumas atividades para que o animal possa ficar mais calmo. Isso porque, ao levar o cão para um passeio, por exemplo, ele estará liberando endorfina, o que causa felicidade, e ficará mais tranquilo.

Além disso, passear ao menos uma vez por dia é essencial para gastar as energias do animal. Então, ao se perguntar o que fazer com um cachorro bravo, a resposta é simples: brinque e passeie com ele.

Isso também permite com que ele não acumule estresse ao longo do dia. Portanto, nada mais justo do que fazer o seu pet gastar energia, liberar endorfina e ficar alegre durante o resto da noite.

O que fazer com cachorro bravo?

Agora você já sabe o que fazer com o seu cachorro bravo. Portanto, siga as 3 dicas desse texto e melhore o comportamento agressivo do seu pet, tornando a convivência com a família muito mais agradável.

Mas, se você não conseguir pôr as dicas em prática, também pode pedir ajuda para um profissional especializado. Isso porque os adestradores são treinados justamente para controlar a agressividade do pet, e moldar o comportamento dele.

Se o seu cão é agressivo, você sabe que os treinamentos vão muito além dos famosos truques de sentar, rolar e dar a pata. Então, nada mais justo do que contratar um profissional para te ajudar nessa tarefa.