10 raças mais fáceis de adestrar

Um dos melhores exercícios que você pode oferecer ao seu cãozinho é o adestramento. Através dele é possível estimular tanto o corpo quanto a mente. Mas quais são as 10 raças mais fáceis de adestrar?

Antes de saber quais são, entenda que esse é um dos cuidados essenciais que precisamos oferecer aos nossos pets. Assim é possível prevenir problemas de comportamento, além de desfrutar de uma rotina equilibrada e saudável em seu lar.

Qualquer cachorro, independente de idade, raça ou gênero, possui a capacidade de aprender. Para isso, só é preciso que o dono do animal tenha compromisso com a educação.

Da mesma forma que acontece com os seres humanos, os cachorros também têm particularidades no momento de aprender. Dessa forma, as novas tarefas que lhe são apresentadas devem ser bem treinadas.

Por estas e tantas outras razões, adestrar o cachorro desde filhote é tão importante, mesmo que não seja uma coisa muito fácil de fazer. A boa notícia é que existem algumas raças de cachorro que são fáceis de treinar e que podem facilitar na sua missão.

10 raças mais fáceis de adestrar

Poodle: esses pequenos peludos são fáceis de adestrar devido sua boa memória. Essa raça também é bastante versátil e costuma se adaptar com qualquer personalidade de pessoa.  

Golden retriever: conhecidos pela sua beleza, essa raça demonstra boa disposição para aprender tarefas. Ele costuma ser usado como cachorro de terapia ou cão guia, e está presente em muitos lares.

Pastor alemão: além de sua beleza, o pastor alemão possui capacidades incríveis, sendo obedientes, inteligentes e versáteis. É comum ver essa raça auxiliando profissões como bombeiros e policiais.

Border collie:  de origem inglesa, essa raça possui aprendizagem ampla e possui incríveis habilidades e agilidade. Entretanto, por ser um cão tão ativo, ele precisa ser constantemente estimulado para não se entediar facilmente e desenvolver stress.

Pastor de Shetland: treinado para o pastoreio, essa raça é conhecida pela sua beleza e ser muito fiel aos tutores. Além disso, costuma demonstrar bastante interesse em aprender novas tarefas e truques.

Papillon: essa raça é considerada um dos cachorros mais elegantes do mundo, sendo uma grande tendência nos séculos XVI e XVII na França. Ele é fácil de educar, sendo extremamente inteligente e obediente.

Doberman: considerado uma raça potencialmente perigosa em alguns países, o Doberman destaca-se por uma excelente memória. Entretanto, é preciso manter uma constância no treinamento, além de sempre agir de forma positiva.

Labrador retriever: essa raça destaca-se pela sua inteligência e predisposição a agradar o ser humano. Eles são facilmente treinados para ser cão de terapia, guia, resgate e muitos outros.

Boiadeiro australiano: considerada uma raça inteligente, incansável e valente. Assim, eles criam vínculo somente com uma única pessoa, no qual agirão como um guardião.

Rottweiler: é conhecido por ser potencialmente perigoso, então é preciso ter uma licença especial na hora de adotá-lo e seguir normas em passeios. Por esse motivo, é necessário a adestração desde a chegada na sua casa.

Importância de adestrar um cachorro

O treinamento é importante para nossos pets, já que ajuda a desenvolver uma ligação mais forte com o tutor e familiares. Ao dedicar o seu tempo para os treinos, você vai conseguir entender a linguagem corporal e personalidade do seu cão.

Com isso, será possível saber quando estão doentes, solitários e até mesmo felizes. Portanto, ter um cão de uma das raças mais fáceis de adestrar pode ser um desafio, mas um presente também.

Dependendo da raça, o adestramento pode ser intimidante até mesmo para os tutores mais experientes. Entretanto, como você viu, algumas raças são mais fáceis de treinar do que outras.

Isso se dá pelo motivo de que a maioria dos cachorros são motivados pelo alimento. Porém, outros já obedecem por instinto ou natureza.

Isso não significa que as raças mais fáceis de adestrar são indicadas para pessoas que nunca tiveram um cachorro na vida. Muitas dessas raças, por serem inteligentes, são extremamente energéticas e vão exigir vários treinamentos para um resultado positivo.

Sendo assim, se você está disposto a adquirir um cachorro que adora aprender, é preciso cuidado. Observe todas as suas outras características e se sua personalidade combina com o seu estilo de vida.